Blog de Decoração e Tendências Gourmet | MONTACASA

Segredos do Chef | Ivo Lopes

Segredos do Chef
ivo-lopes
5 de outubro de 2016 / Por / Comentar

Autodidata e um fã da carne de paca. Conheça o trabalho do chef Ivo Lopes que integra a lista de participantes do reality culinário MasterChef Profissionais.

Quem acompanha o nosso blog já sabe, a nossa seção ‘Segredos do Chef’ quer dar protagonismo aos diferentes profissionais de cozinha. Por aqui, já passaram diversos chefs premiados – e claro que hoje não seria diferente, não é mesmo? Ivo Lopes, em suas duas décadas de trabalho, acumula muita experiência e acaba de entrar para o reality culinário MasterChef Profissionais.

Por dentro do histórico culinário de Ivo Lopes

Ivo Lopes é pernambucano e deu os seus primeiros passos na cozinha quando tinha 14 anos de idade. Apaixonado pelo que faz desde essa época, Ivo procurou por cursos de especialização e aos 16 iniciava a sua carreira como profissional na cozinha do Locanda della Mimosa (RJ). Em sua trajetória, o contato com grandes mestres da gastronomia, como Laurent Suaudeau, Danio Braga e Paulo Barros, foi primordial para a formação de Ivo Lopes que, como ele mesmo diz e se orgulha, comecou como masseiro e terminou como cozinheiro.

Ao longo de sua trajetória na gastronomia, Ivo Lopes passou por renomados restaurantes e se aprimorou na cozinha franco-italiana. Em São Paulo, ele trabalhou no Pomodori e Due Cuochi Cucina, e em Curitiba assinou, juntamente com outros chefs (um deles era o seu irmão – Ivan Lopes), o cardápio do restaurante Terra Madre. Ainda, foi sócio do La Varenne, um dos restaurantes mais prestigiados da capital paranaense. Hoje, Ivo Lopes presta consultorias para estabelecimentos, sendo um deles a rede de restaurantes Alessandro & Frederico.

chef-ivo-lopes

Com 40 anos de idade, Ivo Lopes fez parte de grandes restaurantes, ganhou prêmios e hoje é um dos participantes do reality culinário MasterChef Profissionais, no ar desde o último dia 4 de outubro.

LEIA TAMBÉM:

Segredos do Chef | Ivan Lopes
Quem são os melhores chefs do Mundo?

Referências e prazeres de uma cozinha

Como todos os chefs que já passaram por aqui, Ivo Lopes também tem suas referências. Admirador de profissionais como Laurent Suaudeau, Claude Troisgros e Rodrigo Oliveira, Lopes sabe que o conhecimento é parte fundamental para a carreira gastronômica e quanto mais acumular referências, melhor.

Para o chef Ivo Lopes, ter um bom conjunto de facas é essencial para a preparação dos pratos. E pra você?

conjunto-de-facas

Ele adora viajar e está sempre pesquisando para se aprimorar. “Gosto muito de visitar mercados municipais, feiras e supermercados. É um dos meus programas favoritos em viagens. Nessas oportunidades, além de conhecer diferentes culturas conseguimos identificar ingredientes novos. É aí que surgem as ideias”.

O trabalho de um chef premiado

Nestes 25 anos de carreira como chef de cozinha, Ivo Lopes conquistou o reconhecimento nacional pelo seu trabalho. Ao atuar no La Varenne, em Curitiba, o profissional conquistou o prêmio do jornal Gazeta do Povo de Chef 5 Estrelas por dois anos consecutivos e também teve o reconhecimento de Chef do Ano, pela revista Veja Curitiba.

chef-ivo-lopes-premios

Ivo Lopes ao lado do seu irmão, Ivan Lopes, e outros profissionais que se destacaram e receberam o prêmio de Chef 5 Estrelas, em 2015.

O segredo para tanto sucesso? Dedicação, e, ainda, o chef Ivo Lopes faz questão de ressaltar que o trabalho de um profissional da cozinha está diretamente ligado as boas lembranças e referências que as pessoas têm. “A comida mexe com a emoção.  Acho que o chef é muito importante nesse processo porque o cliente remete o bom prato ao profissional que criou e preparou”. E para quem está começando e quer se dedicar à gastronomia, um dos principais segredos do chef Ivo Lopes é ter amor pelo que faz e ter um bom embasamento teórico para atuar em um bom restaurante.

chef-ivo-lopes-masterchf-profissionais

Pratos do chef Ivo Lopes: Tartar de Salmão e Costela de Boi ao vinho Tinto.

aspas
Essa é uma profissão que está na moda, mas para ser cozinheiro é preciso ter muito amor pelo que faz. A rotina numa cozinha é pesada. Mas se for buscar uma formação em faculdade, escolha a opção mais qualificada possível e, quando for estagiar num restaurante, tenha uma formação teórica precisa.

 

Ao assinar o cardápio do restaurante italiano Alessandro & Frederico, Ivo Lopes fez questão de adicionar o seu toque pessoal ao menu, oferecendo pratos como a tagliata de mignon e o bacalhau com confit de palmito pupunha. “Gosto muito de preparar carnes de caça. Elas são exóticas e o preparo é mais complexo. Sinto-me animado com desafios. Para comer gosto muito de carne de paca, considerada a melhor entre as carnes silvestres. Na minha opinião, paca é a melhor carne do planeta”.

Participação no MasterChef Profissionais

chef-ivo-lopes-masterchef

masterchef-ivo-lopesNeste mês, Ivo Lopes começou uma nova etapa na sua carreira: está participando do MasterChef Brasil Profissionais. Na edição de estreia, Ivo conquistou o público pelo carisma, já se desentendeu com outro participante e foi eleito um dos melhores pelos chefs. Tudo isso só no primeiro episódio. Confira um pouquinho da participação dele abaixo aos 13 min e 38 seg:

MasterChef Profissionais, toda terça, às 22h30.

Receita do chef

Ivo Lopes é um chef de cozinha que adora utilizar diferentes ervas para o preparo de uma receita e para terminar, ele fez questão de nos passar uma receita no qual está implícita a sua identidade:

Bacalhau com Pupunha, Batata e Crispy de Cebola

receita-ivo-lopes


Ingredientes:

800g Lombo de Bacalhau;
100g Pupunha;
100g Brócolis;
100g Cebola;
100g Batata;
30g Tomate Cereja;
Cebolinha;
Sal e azeite (quanto baste);

Modo de Preparo:

– Corte as cebolas em tirinhas bem finas e reserve. Em uma panela preaquecida coloque óleo e deixe esquentar bem. Aos poucos coloque a cebola deixe dourar, em seguida escorra bem o óleo e reserve.
– Corte as batatas em quatro e pré-cozinhe na água fervente. Quando o ponto estiver “al dente” retire-as da panela e escorra. Em seguida tempere e leve ao forno por 20 min a 180° graus, para dourar. Reserve.
– Em uma panela com água fervente branqueie o brócolis por 15 segundos e, rapidamente, dê o choque térmico colocando o brócolis ainda quente em um recipiente com água e gelo. Escorra e reserve.
– Tempere a pupunha fresca com ervas, sal grosso e azeite, leve ao forno para assar por 40 min a 130° graus. Após assar, corte e reserve.
– Corte o lombo de bacalhau em pequenas postas de apaixonadamente 200g. Em uma frigideira preaquecida com azeite, doure o bacalhau, três minutos cada lado. Em seguida leve ao forno por 5 min a 180° graus. Reserve.

Para finalizar:

– Em uma frigideira preaquecida com azeite, aqueça sua guarnição de legumes. Adicione aos poucos um a um, na seguinte ordem: primeiro a Pupunha para dourar, em seguida as batatas e o brócolis e, para finalizar, tempere com o tomate cereja, cebolinha e sal.
– Para montar escolha quatro pratos fundos. Coloque os legumes por baixo e acomode a posta de bacalhau em cima. Para decorar use o crispy de cebola. Regue o prato por inteiro com azeite e sirva-se.

Agora conta pra gente, o que você achou o chef Ivo Lopes? Está gostando da atuação dele no MasterChef Profissionais. Conte pra gente!

Imagens: Gazeta do Povo, Blog da Jo, Portal Mais Mídia, Flash Curitiba, FB MasterChef Brasil.

Você também vai gostar de ler

Mayara-Batista-Destaque
Segredos do chef | Mayara Batista
28 de setembro de 2016
felipe-miyake
Segredos do Chef | Felipe Miyake
12 de agosto de 2016
kika-marder
Segredos do Chef | Kika Marder
29 de junho de 2016

Deixar uma resposta

blog-de-decoracao-montacasa

Bem-vindo!

Somos um blog de decoração e gourmet apaixonado por tendências, dicas, novidades, projetos arquitetônicos e mais. Este é o seu espaço para opinar, encontrar inspirações e ainda contar com dicas profissionais para decorar e cozinhar. Quer saber mais? Vem aqui!

Pesquisar
Newsletter
Midias sociais