Logo Montacasa

Eiiiiii......Estamos reformulando nossa plataforma!!!

Mas não deixaríamos você na mão. Tem muita inspiração Decor e Gourmet pra você. Nossa produção de contúdo não para...❤

Confiras os conteúdos das nossas bibliotecas e dos nossos blogs!

Tudo o que você precisa saber para comprar chaleiras

Não tem que não goste de um bom chá ou café bem quentinhos, né? E, de fato, as chaleiras dão uma baita ajuda quando o assunto é esquentar a água e facilitar o preparo de bebidas e alimentos. Mas, a chaleira está longe de ser um objeto supérfluo na cozinha, muito pelo contrário - e como a gente sabe que você está em busca da chaleira perfeita, nós fizemos esta página cheia de dicas e modelos para comprar online. Com certeza você vai se surpreender com as dicas que separamos pra você!

Chaleira 1

A origem das chaleiras

É claro que as chaleiras antigas não tinham a mesma tecnologia atual, mas, desde sua origem, o seu design quase que permaneceu inalterado. Muitos pesquisadores atribuem aos japoneses a invenção dos primeiros modelos de chaleiras para comercialização, lá pelo século XVI, mas ao longo da história outros povos trataram de difundir o uso deste utensílio doméstico pela Europa.

Chaleiras Antigas

As primeiras chaleiras tinham o formato redondo, bico e braço, no entanto, eram feitas com materiais pesados e resistentes, tudo para que a peça fosse levada ao fogo sem danificar. Com o tempo, mais precisamente no século XVII, os ingleses já conheciam o poder das chaleiras e ainda hoje são tradicionalmente conhecidos pelo chá das 5 e pelo uso das chaleiras nestas ocasiões. Aliás, partiu da nobreza inglesa esta glamourização do ato de tomar chá e aí logo surgiram outros acessórios indispensáveis em uma mesa de chá como as louças de porcelana, os bules esmaltados e mais adiante as pratarias.

Com o tempo, claro, as chaleiras ficaram mais leves, feitas com materiais mais resistentes e ainda fogem do design tradicional, podendo ser mais achatadas, longas ou mesmo com diferentes formatos – sendo um verdadeiro item decorativo na cozinha. Por isso, aqui separamos os modelos de chaleiras mais comuns para te inspirar e trazer toda a funcionalidade para a sua cozinha.

Chaleiras coloridas

É importante deixar isso bem claro: a cor da chaleira não é nenhum indicativo de diferentes funcionalidades. O apelo estético conseguido pelos tons diferentes é justamente para fazer com que o utensílio doméstico fique à vista, como parte da decoração da cozinha. No mercado e, claro, aqui no Montacasa, tem chaleiras coloridas e com os mais diferentes desenhos: bolinhas, listras e formas geométricas mescladas, por exemplo.

Chaleiras de bichinhos

Pode-se dizer que as chaleiras de bichinhos são uma variação das chaleiras coloridas, porque estes modelos são mega descolados também. Este tipo de chaleira sai um pouco do formato comum e lembram diferentes tipos de animais. Têm girafas, vaquinhas, cachorros e até joaninhas em formato de chaleira (ou seriam chaleiras em formato de animais?

Chaleiras-bichinhos

Chaleiras decoradas

É claro que as chaleiras coloridas e de bichinhos não deixam de ser chaleiras que se integram ao decor, mas aqui, as chaleiras decoradas são, na verdade, aqueles tipos de peças que possuem algum trabalho artesanal envolvido. Normalmente, alguns artistas se utilizam de chaleiras comum para fazer um trabalho de customização do utensílio dando outra cara a peça.

Chaleiras-ceramica

Só atenção: na hora de customizar a chaleira, verifique os materiais utilizados para garantir bons resultados, principalmente se você utilizar a chaleira depois, visto que ela estará sempre no fogo, em altas temperaturas.   

Chaleiras tramontina

A marca Tramontina já é uma velha conhecida do público. Também pudera, são mais de 100 anos no mercado de louças e pratarias, sempre oferecendo o melhor utensílio para cada necessidade. É claro que no hall de produtos da Tramontina têm chaleiras! Elas, de modo geral, têm um design bem clássico e não decepcionam os amantes das cores, pois oferecem peças descontraídas e cheias de estilo!

Chaleiras esmaltadas

Este tipo de chaleira, além de ser bastante funcional, é ótima para decorar visto o brilho que apresenta. As chaleiras da Le Creuset e KitchenAid são as grandes protagonistas desta categoria. Devido ao esmalte que cobre toda a parte externa, a peça se torna totalmente resistente e fácil de limpar.   

chaleiras-esmaltada

Chaleiras inox

São os modelos mais tradicionais e em conta. Simples, elas não se destacam como as peças coloridas, mas, claro cumprem com o seu papel funcional durante o preparo de bebidas e alimentos. As chaleiras de inox também são bem resistentes e não oxidam com facilidade.

cheleiras inox

Chaleiras elétricas

Com a chegada da tecnologia é natural que os utensílios domésticos facilitem ainda mais a nossa vida na cozinha. Com as chaleiras elétricas foi exatamente isto que aconteceu, a água passou a esquentar muito mais rápido e em algumas peças, inclusive, você consegue controlar a temperatura da água. 

Chaleiras eletricas

Como limpar chaleiras?

Como qualquer outro utensílio, as chaleiras também devem ser limpas com periodicidade, pois, com o passar do tempo, a peça pode criar uma crosta devido ao uso constante e aos próprios minerais contidos na água. Nestes casos, dilua partes iguais de vinagre branco e água e deixe agir dentro da chaleira por cerca de uma hora. Se ainda assim um pouco da crosta continuar lá, use bicarbonato de sódio e um pano úmido.

O mesmo vale para chaleiras elétricas, no entanto, verifique se o aparelho está desligado para evitar acidentes. Ah, vale também ver o manual do fabricante da sua chaleira para fazer a higienização correta.

Por que algumas chaleiras apitam?

Você, ao longo deste artigo, já percebeu que ter uma chaleira em casa é ótimo. Além de ser ótima para o preparo de bebidas quentes, ele é um utensílio indispensável na preparação de alimentos. O mais legal é que algumas delas ‘avisam’ quando a água está chegando no ponto de fervura, é o famoso ‘apitinho’.

Como a chaleira consegue apitar? Simples: existem duas placas dispostas no bico do utensílio e cada uma dessas placas possuem um buraquinho. À medida que a água esquenta e gera vapor, surgem pequenos redemoinhos de vapor que quando passam pelas placas produzem o som. Veja o esquema:

Mais sobre chaleiras no blog

Para quem ainda quer mais informações sobre chaleiras, o nosso blog também tem textos bem legais sobre o assunto. Confira!

Chaleiras - Blog 1

Tudo sobre chaleiras elétricas no blog!

Chaleiras - Blog 2

Preparando uma mesa de chá da tarde

Chaleiras - Blog 3

Modelos de chaleiras Le Creuset. Conheça!

Imagens: E-how, Wikihow, Artesanato e Reciclagem, Le Creuset.